O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT) destacou a menção ao Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) da AL feita pela revista Americas Quarterly, lançada em julho deste ano. Em reportagem sobre um dossiê que trata da explosão da violência na América Latina nos últimos anos, a publicação fez referência ao colegiado.
Para Zezinho Albuquerque, é motivo de orgulho ver programas como o Comitê e o Ceará sem Drogas, ambos promovidos pela Casa, serem mencionados e reconhecidos em nível internacional. O presidente ressaltou o trabalho que a AL tem realizado no sentido de promover programas e estudos que estimulem o entendimento acerca do contexto da violência. O mais recente, lembrou, foi o I Seminário Internacional de Segurança Pública, que contou com mais de 30 palestrantes e estudiosos do tema no último mês de junho.
Conforme o deputado, essas medidas já são reconhecidas em vários países, que buscam a Casa para estudar as medidas adotadas aqui e usá-las como referência. “Parabenizo também todos os parlamentares, pois todos aqui têm sua parcela de comprometimento nessas ações, seja aprovando a criação desses programas, seja participando ativamente das caravanas, palestras, seminários e estudos que promovemos. A AL está firme no combate à violência no Ceará”, ressaltou ele.
A Americas Quarterly é referência internacional sobre política, negócios e cultura nas Américas. Sua audiência inclui CEOs, altos funcionários do governo e líderes de pensamento, bem como um público de interesse geral apaixonado pelas Américas.
A convite da revista, o deputado Renato Roseno (Psol), que é relator do comitê, apresentou, na última quinta-feira (09/08), o trabalho do CCPHA no seminário internacional “Como reduzir os homicídios no México: lições da América Latina”, sediado na Cidade do México. O evento reuniu pesquisadores, jornalistas, parlamentares e gestores públicos de diferentes países, tendo sido promovido pelo Conselho das Américas, com o apoio da Open Society Foundations.
COM AGÊNCIA AL