As mudanças na legislação previdenciária, as longas filas no INSS e as normas sobre a concessão de aposentadorias e auxílios estão entre as dúvidas mais frequentes de segurados e beneficiários da previdência social. Os esclarecimentos sobre essas dúvidas estão no Jornal Alerta Geral, edição deste sábado, com a participação do professor e advogado Paulo Bacelar.
IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
A ouvinte Francisca, da cidade de Pacajus, quer saber com quanto tempo pode pedir a aposentadoria. Francisca diz que está com 43 anos de idade e 11 anos de contribuição e, desde já, se antecipa para saber quais são os caminhos da aposentadoria. A resposta, com bons esclarecimentos, está no Jornal Alerta Geral.
LINHA DIRETA PARA DÚVIDAS: whatsApp (85) 99273.4353
A ouvinte Maria Lúcia, da cidade do Crato, relata que há quase 9 meses espera uma resposta do INSS após a realização de uma perícia e quer saber se, quando o benefício for reconhecido, receberá o pagamento de forma antecipado.
SALÁRIO MATERNIDADE
Uma pergunta da ouvinte Carmen, do Município de Itatira, é sobre o salário maternidade. Carmen diz que a filha está com um bebê de pouco mais de dois meses, nunca contribuiu com o INSS e pergunta se é possível conseguir o benefício. Com franqueza e, sem meio termo, de forma técnica e com base na legislação, o professor Paulo Bacelar explica em quais condições as mulheres mães tem direito ao salário maternidade.
SERVIÇO PÚBLICO E CONTRIBUIÇÃO PARA O INSS
A ouvinte Lucilda Felix, do Município de Capistrano, soma o tempo para abrir os caminhos da aposentadoria, mas tem uma dúvida: ela quer saber se os oito anos que passou como servidora municipal da Prefeitura de Icapuí podem ser incorporados ao tempo de contribuição feito como trabalhadora da iniciativa privada para o INSS para pedir a aposentadoria. Essa orientação ganha espaço com informações relevantes no Jornal Alerta Geral.
ORIENTAÇÃO SOBRE PREVIDÊNCIA SOCIAL
O Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 e transmitido, aos sábados, pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 30 emissoras de rádio, puxa a maior rede de comunicação sobre a previdência social em todo o Brasil. Os ouvintes enviam as dúvidas pelo whatsApp (85) 99273.4353 e, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, recebe a orientação segura que o proporciona a conquista dos beneficiários pagos pelo INSS.
+Acompanhe o programa na íntegra: