Alívio para milhares de segurados da previdência em todo o Brasil que sofrem na fila à espera da concessão de um benefício. O alívio chega para quem precisa do auxílio-doença e está há mais de 30 dias aguardando a realização da perícia médica para, em seguida, receber o dinheiro do benefício.

Uma decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabelece que, para os segurados que esperam há mais de 30 dias para passar por perícia médica para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), poderá ser feito o cadastrado da documentação médica pelo aplicativo ou site Meu INSS e ter o atestado ou laudo avaliado pelo perito médico federal.

Os dados do próprio INSS, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), pelo menos, 1 milhão e 920 mil segurados precisam passar pelo perícia médica  em todo o  país.  O INSS não revelou os números oficiais por cada Estado, mas, no Ceará, são milhares de pessoas à espera da realização da perícia médica. O repórter Beto Rabelo, em participação no Jornal Alerta Geral, conta mais detalhes sobre o auxílio-doença.