O fim de semana no Ceará chega com predomínio de nebulosidade variável em maior parte do território, conforme previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (3).
Para hoje, o cenário indicado é possibilidade de chuva na faixa litorânea e cobertura variada de nuvens em todas as macrorregiões do estado. Segundo os meteorologistas da Funceme, este cenário se dá porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta-se mais afastada da costa do Ceará, diferente do início da semana.
“Com isso [posicionamento da ZCIT], os ventos tendem a confluir mais sobre o Maranhão e o Pará, isto é, desfavorecendo às precipitações. Outro fator que colabora para o céu mais claro é o perfil de umidade sobre o território cearense, que está bem seco”, reforça Raul Fritz, pesquisador que integra a Gerência de Meteorologia da Funceme.
Para este sábado, a previsão do tempo é de possibilidade de chuva (precipitações entre 5% e 20% da área) na faixa litorânea e na Ibiapaba. Nas demais regiões, nebulosidade variável. De acordo com os resultados de modelos numéricos, o cenário deve se apresentar um pouco mais úmido entre amanhã e domingo (5).
No último dia do fim de semana, são esperadas chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité e na Serra da Ibiapaba. Nas demais regiões, a Funceme segue apontando nebulosidade variável.
Na tarde de hoje e ainda nas manhãs dos próximos dois dias, a Funceme realizará novas análises e, se necessário, indicará as possíveis alterações na previsão do tempo.
BALANÇO DE CHUVAS
No que se refere aos registros de chuva no intervalo entre as 7h desta quinta e as 7h desta sexta, há informações de registros em, pelo menos, 23 municípios. Os principias acumulados foram em Senador Sá (24 mm), Maracanaú (20,2 mm) e Morrinhos (16 mm).
Os dados do Calendário de Chuvas são preliminares e atualizados ao longo do dia. Para acompanhar, basta acessar o link www.funceme.br/calendario ou ainda baixar o aplicativo homônimo.