A vacinação em massa e o uso da máscara são medidas determinantes para conter uma nova onda da Covid-19. O registro do aumento no número de casos da doença, provocado pela subvariante Ômicron BQ.1, vem sendo monitorado pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

PROTEÇÃO COM VACINAS

O repórter Beto Rabelo chama a atenção para o estímulo da CNM (Confederação Nacional de Municípios) para as Prefeituras ficarem atentos ao calendário de todas as vacinas. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio no Interior e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.

CAMPANHAS EDUCATIVAS

Com o quadro sanitário que gera certa preocupação – não apenas em relação á vacina contra a Covid, mas, também, sobre outros imunizantes, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou um folder educativo com ações que podem ser adotadas pelas Prefeituras para estimular a vacinação. São informações, dicas e sugestões da área técnica da entidade que reúnem orientações logísticas para as gestões municipais.

Uma delas, por exemplo, é a ampliação do horário de funcionamento das salas de imunização, além da organização de vacinação aos sábados e em locais alternativos, como escolas.

A CNM recomenda que as prefeituras usem as unidades escolares por representarem grandes aliadas para checagem da vacinação da Caderneta de Saúde das crianças. De acordo com a entidade, com essa mobilização, é possível verificar a situação vacinal e orientar os responsáveis pelos menores.