A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação cultural desta semana, de segunda-feira a domingo (06 a 12/09). Os destaques são para os cursos formativos de Circo, na Vila das Artes; para o Seminário virtual do 72º Salão de Abril e para os últimos dias de inscrição do Edital de Cultura Tradicional Popular.

Confira aqui a programação completa

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes lança a Mostra Formação, Memória e Pesquisa em Circo, que conta ao todo com oito cursos on-line sobre vários temas ligados às Artes Circenses, são eles: “Movimentos acrobáticos e suas variações”; “A lira movimentando o ar e o público”; “Uma abordagem prática da direção de espetáculos circenses”; “O palhaço antes do nariz”; “Memorial da cena circense do Ceará: Palhaça Nada e Palhaço Pimenta”; “Palhaçaria Tradicional”; “O malabares no circo itinerante de lona” e “O movimento do corpo no ar, equilíbrio e forças na faixa aéreas”. O acesso às videoaulas estará disponível de 13 a 24 de setembro. Para ter acesso às videoaulas de todos cursos, os interessados devem preencher a ficha de inscrição do “Curso de apreciação em circo”, neste link.

Nesta semana, ocorre a última atividade do Seminário do 72º Salão de Abril, que consiste em debates on-line gratuitos, abertos ao público. Na quarta-feira (08/09), haverá a Mesa 3 – “Trabalho e pandemia: da exaustão à precariedade do trabalhador das artes”, com Ana Mundin, Diego de Santos, Rafael Domingos e mediação da curadora do Salão de Abril, Luciara Ribeiro. O evento virtual, é aberto ao público e acontece no canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube, às 19h.

Artistas e realizadores da Cultura Popular têm até a próxima segunda-feira (13) para se inscrever no Edital de Cultura Tradicional Popular, que disponibiliza o montante de R$ 1.386.000,00. As inscrições ocorrem por meio do Mapa Cultural de Fortaleza. O edital é destinado aos Maracatus de Fortaleza, aos realizadores da Festa de Iemanjá, Escolas de Samba, Afoxés, Blocos, Cordões, Quadrilhas Juninas (Adulta e Infantil), Festivais Juninos, Pastoril, Reisado, Bumba Meu Boi, Dramista, Lapinha, Grupos de Projeção, Artesanato Popular, Culinária Tradicional Cearense, Literatura de Cordel Violeiros e Repentistas.

Ao longo da semana, ainda haverá outras ações gratuitas como apresentação virtual do projeto O Som da Barra, show ao vivo no Centro Cultural Belchior; projeto Vila na Rede, da Vila das Artes; Feira de Produtos Orgânicos, no Mercado dos Pinhões; e Passeio Instrumental, no Passeio Público.