Os últimos conflitos e trocas de farpas entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e os Governos Estaduais levaram, neste sábado, o presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL), a convidar os governadores para discutir, de forma virtual, caminhos para diminuir o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos brasileiros. O convite para a reunião foi divulgado pelo próprio Lira em suas redes sociais.

Bolsonaro, ao passar pelo Ceará, nessa sexta-feira (26), fez duras críticas aos governos estaduais e tentou encurralá-los ao dizer que os governadores “não podem continuar fazendo política e jogando no colo do presidente da República essas responsabilidades”. Segundo Bolsonaro, ‘’o auxílio emergencial vem por mais alguns meses e, daqui para frente, o governador que fechar seu estado, o governador que destrói emprego, ele é quem deve bancar o auxilio emergencial’’.

O governador Camilo Santana (PT) que, antes da chegada de Jair Bolsonaro ao Ceará disse que não iria acompanha-lo para não estimular as aglomerações diante do número elevado de casos de Covid-19, respondeu, sem nominar, por meio de nota, as críticas do Chefe da Nação:

“Aqueles que debocham da ciência, ignoram a luta dos profissionais de saúde para salvar vidas e, principalmente, desrespeitam a dor das milhares de famílias vítimas da Covid, receberão o justo julgamento’’, disse Camilo, para, em seguida, finalizar a nota: ‘’Continuaremos firmes, combatendo o negacionismo, e lutando sempre pela vida’’.

BOMBEIRO NA CRISE

O presidente da Câmara Federal, Artur Lira, cumpre o papel de bombeiro em uma crise explosiva que mostra o descompasso entre a União e os Estados para conduzir, com mais racionalidade e menos conflitos políticos, a compra e aplicação de vacinas contra a Covid-19. A demora do Governo da União em aceitar as recomendações das autoridades de saúde para agir e adotar medidas contra à pandemia acirrou ainda mais a relação entre Executivo Federal e Governos Estaduais.

Com a crise na saúde e a ameaça de lockdown em vários estados e, como reflexo, desaceleração da economia e ameaça de demissões, Artur Lira quer ouvir os governadores sobre ações que devem ser realizadas e propostas a serem embutidas no Orçamento da União para a travessia da Covid-19 ser superada com menos traumas, com menos mortes e menos desemprego.

A reunião com os governadores, de acordo com a nota do presidente da Câmara Federal, terá a participação da presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputada Flávia Arruda (PL-DF), e do relator do Orçamento, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

“Com o recrudescimento e nova onda da pandemia, quero chamar todos os governadores para contribuírem com sugestões na formulação do Orçamento Geral da União”, escreveu Lira, ao dizer, ainda, que ouvirá os governadores sobre sugestões legislativas emergenciais para tramitarem em caráter de urgência que possam ser adotadas, respeitando o teto fiscal, com o objetivo de enfrentar os efeitos da Covid 19.

Artur Lira destacou, na mensagem pelas redes sociais, que “neste momento em que inúmeros governadores estão tendo que tomar a difícil decisão do lockdown, é hora de contribuir, buscando novas alternativas e novas vias legais para, juntos, mitigarmos essa crise”. O governador do Ceará, Camilo Santana, é um dos Chefes de Executivos Estaduais que estarão presentes à reunião virtual com o Presidente da Câmara Federal.