Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Congresso Nacional ficará mais uma vez iluminado de amarelo neste sábado em adesão ao mês mundial de prevenção do suicídio. A iluminação permanecerá até o dia 24 deste mês.

A campanha, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, busca dar mais visibilidade ao problema.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano aproximadamente um milhão de pessoas se suicidam em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são 11 mil vítimas por ano.

Ontem, durante simpósio promovido pela Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e à Automutilação no Brasil, parlamentares alertaram para a falta de ambulatórios especializados nas unidades de saúde e para a falta de informação sobre a prevenção ao suicídio.

Debatedores também consideraram necessário o fim do tabu em falar desses temas e a eliminação do preconceito contra pessoas que têm doenças como ansiedade, depressão e transtorno bipolar.

(*)com informação da Agência Câmara de Notícias