Na última quarta-feira, 12, concomitante à divulgação de uma parte “explosiva” dos conteúdos de delações premiadas sobre a Lava Jato, foi ao ar o Lava JOTA, um buscador com foco na operação da Polícia Federal.
O que o “Google da Lava Jato” faz é reunir as mais de 900 ações que fazem parte da operação. Há mais de 200 documentos online, incluindo PDFs e vídeos. E tudo isso pode ser consultado por palavras-chave que constam dentro de cada documento.
A ferramenta foi criada pelo JOTA, site especializado em cobertura jurídica, em parceria com a Digesto, empresa de tecnologia com foco na mesma área. O projeto ainda conta com apoio da Transparência Internacional e com tecnologia Power BI, da Microsoft.
“Nos últimos três anos, a operação Lava Jato já deu origem a mais de 900 processos judiciais e produziu milhões de páginas de documentos. A imensa maioria das informações é pública e está acessível nos bancos de dados dos tribunais brasileiros. Chegar a elas, no entanto, é tarefa para iniciados. Só consegue ler os processos da Lava Jato quem souber usar os herméticos sites dos tribunais e, em muitas vezes, apenas aqueles que tiverem os números dos processos e suas respectivas chaves eletrônicas”, conta o JOTA ao explicar por que se decidiu pela criação do buscador.
O Lava JOTA pode ser acessado por meio deste link. É possível filtrar os resultados por processos, envolvidos, tipo de arquivo e consultar gráficos.
https://olhardigital.uol.com.br/noticia/conheca-o-google-da-lava-jato/67656