As dúvidas e incertezas ficaram no passado e o ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi nomeado novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Conselho de Administração do BNB oficializou, nesta quarta-feira (29), a nomeação de Câmara, uma escolha pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ex-governador de Pernambuco por dois mandatos, Paulo Câmara era filiado ao PSB e, por restrição da lei, estava impedido de assumir cargo de direção de estatais. A lei impedia que ocupantes de cargos eletivos ou de direção partidária assumisse funções nas empresas estatais, como, por exemplo, o BNB.
Uma liminar concedida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandoswki, alterou a lei das estatais e abriu caminho para o presidente Lula nomear o ex-governador pernambucano para o comando do Banco do Nordeste.
Formado em Ciências Econômicas, Paulo Câmara possui pós-graduação em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).