Foto: Blog Arkpad

Na hora de organizar e planejar sua obra é preciso ficar atento a todos os elementos e um dos mais importantes na estrutura de uma edificação é a laje, que tanto cobre a casa como estrutura o piso. As lajes pré-moldadas chegaram como uma excelente solução e de modo geral é um tipo de elemento construtivo bastante difundido atualmente, pois são mais baratas, mais fáceis de instalar, possuem maior precisão em suas dimensões, suportam vários tipos de cargas e vencem variados vãos, adaptando-se a quase todo tipo de construção.

Pra gente entender um pouquinho: as lajes pré-moldadas são elementos estruturais produzidas através de processos industriais, que apresentam uma montagem (já que são pré-fabricadas) unidimensional, constituídas por vigotas de concreto e elementos que ligam-nas, que podem ser de materiais variados, onde a laje distribui as cargas que sofrem para as vigas e pilares.

Como esse tipo de laje é pré-fabricado e o controle de qualidade dos materiais é mais criterioso, garante-se maior resistência e regularidade dimensional, o que as torna excelentes opções para diversos tipos de edificação.

Por outro lado, também existem as desvantagens. Nas lajes treliças, a desvantagem é que o material utilizado dificulta a necessidade de fazer furos e aberturas, além de não ser um material muito aderente, necessitando a aplicação de chapisco ou gesso para o uso de revestimentos, por exemplo;