Os consumidores poderão, em breve, pagar mais pela conta de energia elétrica. A projeção de uma conta mais amarga irá se transformar em realidade se os ministros do STF decidirem manter a liminar do Ministro Luiz Fux que definiu, como constitucional, a cobrança do ICMS sobre a transmissão (TUST) e distribuição (TUSD) da energia elétrica.

O impacto atual estimado pela associação das distribuidoras de energia (Abradee) é de cerca de 10% nas contas, a depender do estado em que o consumidor reside. A alta projetada é de 0,15 ponto percentual na inflação do ano, de acordo com estimativa de economistas do mercado. O valor maior faz parte de uma queda de braço entre governos federal e governos estaduais.

ASSUNTO NO JORNAL ALERTA GERAL

A decisão a ser adotada pelo STF ganha destaque, nesta quinta-feira, no Jornal Alerta Geral, com a participação do jornalista Beto Almeida e o repórter Sátiro Sales. O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.