Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian mostram que, em agosto de 2023, mostram que mais de 6,5 milhões de empresas de todos os portes estavam inadimplentes.
Desse número, 5,8 milhões eram Micro e Pequenas Empresas. Os dois números registraram um recorde da série histórica do levantamento. No Ceará, 138.257 micro e pequenas empresas estavam inadimplentes.
A somatória das dívidas atrasadas chegou a 46,7 milhões com valor total de R$ 119,3 milhões, sendo a média de 7 boletos por CNPJ. Cerca de 54,3% dos negócios no vermelho eram do setor de “Serviços”.
Recuperar crédito pode ser um processo difícil, principalmente quando a empresa precisa cobrar seus clientes inadimplentes ou está com dificuldades financeiras para cumprir com os compromissos financeiros firmados com credores, parceiros e fornecedores.
Ter um bom processo de recuperação de crédito é a saída, pois garante que a saúde financeira do negócio não seja prejudicada. Para isso, é necessário entender o perfil dos devedores, as regras de cobrança e as legislações vigentes para não gerar problemas maiores.