A primeira reunião comandada pelo novo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o Comitê de Política Monetária (Copom), deverá manter a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 6,5% ao ano. Nesta quarta-feira (20), às 18h, será anunciada a taxa.
O assunto foi abordado no Jornal Alerta Geral desta quarta-feira (20), onde o comentarista de Economia, Carlos Alberto Alencar, destacou, que o indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em novembro do ano passado, Campos Neto só tomou posse no fim de fevereiro porque precisou ser sabatinado pelo Senado Federal e ter o nome aprovado.
Como é feita a reunião do Copom
No primeiro dia da reunião, são feitas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom avaliam as perspectivas para a inflação e definem a Selic.
O Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.
Confira a análise completa do economista Carlos Alberto Alencar clicando no player abaixo: