Nos últimos dias, um assunto de caráter urgente ganhou destaque e tem causado receito à área médica: o surgimento de um novo vírus na China capaz de causar pneumonia forte e até levar a morte, o Coronavírus.
Em sua participação no Jornal Alerta Geral desta sexta-feira (24), o médico e professor universitário, Henrique César, deu mais informações sobre a doença.
O médico explicou que o termo “coronavírus” se refere, na verdade, a um grande grupo viral formado por diversos vírus já conhecidos e identificados. O nome da família se deve à forma desses organismos — sob microscópios, eles têm uma aparência que lembra a de uma coroa.
Há vários representantes do grupo, e inúmeros podem infectar humanos e animais. A maioria, no entanto, causa sintomas leves de uma gripe, como tosse, coriza, dor de cabeça e de garganta, etc..
Henrique alerta que há de fato motivos para preocupação com a disseminação do vírus, porém não deve ser motivo de pânico, pois ainda não há indícios de que o vírus tenha chegado ao Brasil.
Confira na íntegra o comentário do médico e professor universitário, Henrique César: