Os casos de coronavírus tem preocupado a maioria dos brasileiros. Como medida protetiva, o governo vai aumentar o nível de alerta em saúde no caso do coronavírus de perigo iminente para emergência em saúde pública. Segundo o ministro, o reconhecimento de emergência em saúde pública vai facilitar o processo de repatriamento de brasileiros que estão na China, principal local do surto da doença.

A ideia é que chegue no Congresso Nacional uma medida provisória (MP) que vai definir os critérios de quarentena. Mesmo sem ter confirmado nenhum caso de coronavírus, o reconhecimento de emergência em saúde pública vai dar mais agilidade ao governo para os trâmites de repatriação.

O Ministério da Defesa ficará a cargo dos detalhes do voo e o das Relações Exteriores, dos trâmites junto ao governo chinês para a liberação dos brasileiros. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde. A duração da quarentena será de 18 dias.

Ainda não há uma definição do local onde os brasileiros passarão a quarentena, mas provavelmente será em uma base militar.