A chegada do coronavírus à Assembleia Legislativa criou, na manhã desta quarta-feira (18), um ambiente de angústia entre deputados estaduais e servidores. O teste positivo do Covid-19 para o deputado estadual Júlio César Filho, líder do Governo do Estado, gerou um clima de preocupação e fez o presidente da Mesa Diretora, José Sarto (PDT), determinar o fechamento do Plenário e a suspensão ordinária programada para esta quarta. Sarto confirmou, em mensagem ao cearaagora, a suspensão das atividades em Plenário. O deputado Leonardo Araújo (MDB), fez o teste e deu inconcluso um novo exame irá ser feito daqui a 7 dias.

A pauta da sessão ordinária previa, para hoje, a votação de duas mensagens do Poder Executivo: uma, com a reestruturação salarial dos policiais militares, e a outra, com benefícios de ascensão funcional para os servidores da área de saúde. A agenda de votações foi suspensa após a confirmação do primeiro caso de coronavírus entre os deputados estaduais.

A situação na Assembleia Legislativa é bem mais preocupante porque, diferente dos Plenários da Câmara Federal e do Senado, os contatos entre assessores e parlamentares acontecem em ambientes menores, ou seja, com áreas físicas bem pequenas, se comparadas com os espaços no Congresso Nacional. Quanto mais próximo o contato, mas risco de contaminação pelo vírus.

CONTATOS

O resultado positivo do teste de Júlio Costa Filho acaba por gerar mais inquietação porque, na condição de Líder do Governo, ele mantém proximidade com os demais colegas parlamentares, com assessores do Legislativo,  além de ser procurado, com frequência, pelos repórteres que cobrem as atividades do Plenário e das Comissões Técnicas. Sem a presença de parlamentares e servidores, a Mesa Diretora estuda a implantação do sistema de votação online.

Os contatos pessoais levam servidores e parlamentares que convivem com o Líder do Governo a ficarem, também, na lista de suspeitas do coronavírus. A desinfeção do Plenário, determinada pelo presidente da Mesa Diretora, foi a primeira providência na tentativa de neutralizar a cadeia de transmissão do vírus e, ao longo do dia, servidores e deputados serão submetidas a testes de coronavírus.

CASA VAZIA

Com o feriado dessa quinta-feira (19), dedicado ao Padroeiro do Ceará, São José, a Assembleia Legislativa fica esvaziada e, a partir da próxima segunda-feira (23), as atividades ficarão ainda mais limitadas. Além de Júlio César, outros dois deputados – Leonardo Araújo (MDB) e Guilherme Landim (PDT), fizeram o teste para o coronavírus.