Dezenove cidades do Ceará determinaram o bloqueio de seus limites como forma de restringir o acesso a pessoas que não moram nos municípios. A medida adotada pelas prefeituras prevê o aumento de fluxo de pessoas nas cidades durante a Semana Santa, o que possibilita o risco de transmissão da Covid-19, doença com crescimento exponencial de casos em todo o Ceará.
De acordo com a determinação, apenas residentes ou pessoas que prestam serviços essenciais poderão cruzar os principais acessos. Em Piquet Carneiro, no Sertão Central, um decreto válido até 20 de abril determina a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
No documento, fica vedada a entrada no município de veículos de transporte interestadual e intermunicipal, além de veículos particulares e de representantes comerciais. Exclui-se da medida, pessoas que estejam prestando serviços considerados essenciais.
Transportes de carga só serão autorizados a entrar na cidade caso estejam transportando alimentos, água, produtos farmacêuticos, dentro outros insumos considerados essenciais.
Confira as cidades que determinaram a medida:
As cidades são:
- Guaramiranga
- Piquet Carneiro
- Beberibe
- Fortim
- São Luís do Curu
- São Gonçalo do Amarante
- Barroquinha
- Trairi
- Ipu
- Aracati
- Ereré
- Senador Pompeu
- Mulungu
- Paraipaba
- Alto Santo
- Mombaça
- Jijoca de Jericoacoara
- Várzea Alegre
- Itatira