Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus e os viajantes que chegam ao Brasil vindos do exterior devem realizar o isolamento domiciliar, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde. Mas é preciso ficar atento e prestar atenção nos cuidados básicos para evitar a contaminação de pessoas próximas aos pacientes.

O isolamento domiciliar requer cuidados específicos, como a separação de objetos pessoais, limpeza imediata de banheiros após o uso e a separação de indivíduos em cômodos diferentes da casa. Além disso, o cômodo com o paciente isolado deve ficar todo o tempo com a porta fechada. Mas é necessário manter a janela aberta para que haja uma fonte de ventilação e entrada de luz solar.

A pessoa infectada ou com suspeita de infecção tem que trocar a própria roupa de cama. Se houver secreções, ela deve embalar em um saco plástico antes de levar à máquina de lavar ou ao tanque.

Também é importante manter uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Nos casos de salas compartilhadas ou casas com apenas um cômodo, pessoas infectadas e pessoas sem a doença não podem compartilhar o mesmo sofá ou colchão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp