Durante todo ano de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou 11.008 animais, entre eles silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, em todo o Ceará. Além disso, os animais resgatados estavam em diversas situações de risco, como em locais perigosos, em meio a incêndios ou abandonados.
As espécies mais resgatadas foram cobras, felinos, cães, iguanas e cassacos. O número superou o ano de 2022, que registrou 9,6 mil animais resgatados. Já no ano de 2021, foram 6,2 mil; em 2020, foram 5,2 mil e em 2019, 3,9 mil resgates de animais foram registrados. Os resgates são realizados por equipes especializadas, que atuam com segurança e profissionalismo.
Resgate recente
Na manhã desta quinta-feira (04), os bombeiros militares de Canindé, na AIS 15, resgataram um cachorro que estava preso entre paredes de uma construção em andamento. De acordo com os bombeiros, foi necessário abrir um buraco na parede para resgatar o cão que estava em situação de encarceramento. O cachorro não sofreu ferimentos e foi devolvido ao seu tutor.
Destaques de 2023
Em março de 2023, os bombeiros realizaram o resgate de uma cobra de 2,5m de comprimento e 18 kg, no município do Eusébio, na AIS 13. A serpente resgatada foi a maior do ano passado. De acordo com os bombeiros, dois homens limpavam um terreno, quando avistaram a serpente próxima ao muro. A jiboia não apresentava nenhum ferimento e foi encaminhada para uma Área de Proteção Ambiental em Aquiraz, na AIS 13.
Já no mês de outubro, os bombeiros realizaram uma grande operação para retirar uma vaca de 400 kg de uma cisterna, no município de Caucaia, na AIS 11. O animal caiu em uma fossa e foi resgatado, ileso, por uma equipe do CBMCE e moradores da região.
Por último, no mês de maio os bombeiros resgataram três cães que estavam ilhados no Açude Castanhão, no município de Jaguaribara, na AIS 18. Para o resgate, eles utilizaram uma lancha e após a navegação de quatro milhas náuticas, encontraram dois cachorros. Usando uma contenção, os militares colocaram os animais na embarcação. O terceiro animal foi encontrado em uma mata densa, após os bombeiros caminharem 200m de distância.
A população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 para denunciar situações de maus-tratos ou abandono de animais.
*Com informações da Ascom da CBMCE.