O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizou, entre a sexta-feira (6) e o domingo (8), o resgate de 27 pessoas vítimas de afogamento. As ações foram registradas na Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10), e na Lagoa do Cauípe, no município de Caucaia (AIS 11). Os resgates foram realizados pelo Batalhão de Socorro de Urgência (BSU) e pelas 1ª e 2ª Companhia de Salvamento Marítimo.

Entre os 27 banhistas resgatados no litoral cearense, 13 são pessoas vindas de outros estados. As outras 14 são da Capital ou do Interior do Ceará. Os banhistas foram resgatados em um total de 12 ações. As vítimas possuem idades entre 12 e 46 anos.

No total, as equipes do Corpo de Bombeiros promoveram 1.839 ações de prevenção nos municípios de Fortaleza, Caucaia (AIS 11), Aracati (AIS 18) e Jijoca de Jericoacoara (AIS 17). Além das ações de salvamento e de atendimentos pré-hospitalares, os bombeiros auxiliaram também na localização de cinco crianças que haviam se desencontrado de seus responsáveis. Elas foram entregues aos responsáveis.

Operação Férias

No período de férias, em decorrência do turismo e do aumento do fluxo de banhistas, o CBMCE mobilizou um efetivo de 115 guarda-vidas em praias do Ceará, com ênfase em ações de prevenção. Os trabalhos preventivos são realizados no litoral de Fortaleza, como as praias do Futuro e Sabiaguaba (AIS 7), em Caucaia, nas praias de Icaraí e Cumbuco, e no litoral de Aracati e Jijoca de Jericoacoara. A operação Férias deve ser realizada até o fim de janeiro. Os bombeiros atuarão em 24 postos fixos e móveis, das 9h às 17h, e terão disponíveis viaturas, motos aquáticas, botes salva-vidas, quadriciclos e ambulâncias.

Balanço

Em 2022, o Corpo de Bombeiros atuou nos resgates de 644 banhistas em todo o Estado. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou, respectivamente, 563 e 526 banhistas. Durante todo o ano de 2022, foram realizadas aproximadamente 100 mil prevenções aquáticas.