A segunda pesquisa realizada pelo IPEC e divulgada, na noite dessa segunda-feira, sobre as intenções de votos para presidente da República revela que o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança na corrida eleitoral, com 44% de apoio dos brasileiros, vindo, em segundo lugar, com 32%, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro e, em terceira posição, o pedetista Ciro Gomes, com 7%. Simone Tebet, do MDB, é citada por 3% dos entrevistados.


Se comparada com a pesquisa publicada no dia 15 de agosto, não houve alteração na tendência de votos de Lula e Bolsonaro. Ambos mantem os mesmos índices apurados no levantamento anterior. Já o pedetista Ciro Gomes saiu de 6% para 7%, enquanto Simone Tebet passou de 2% para 3%.
O candidato do Novo, Felipe D’Avila, que não pontuou na pesquisa anterior, é citado por 1% dos entrevistados. Vera (PSTU), que tinha 1%, não somou pontos nessa nova sondagem, Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (UB) também não alcançaram 1%. De acordo com o IPEC, os votos brancos e nulos representam 7% e 6% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder.

Confira na íntegra a participação do correspondente do Jornal Alerta Geral, Carlos Alberto


REGISTRO NO TSE


A pesquisa do IPEC foi contratada pela TV Globo, ouviu, entre sexta-feira (26/8) e domingo (28/8), 2 mil eleitores, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01979/2022.


2º TURNO


O IPEC perguntou aos eleitores sobre um eventual 2º turno e, pelos números, Lula venceria, com 50% dos votos, o atual presidente Bolsonaro, que é citado por 37% dos eleitores. A pesquisa do dia 15 de agosto mostrou que, em um possível 2º turno, Lula teria 51% e Bolsonaro, 35%. A oscilação de votos está dentro da margem de erro.