A pouco mais de um mês para a realização das convenções que irão oficializar alianças e candidaturas à Prefeitura de Fortaleza, cinco nomes estão na condição de pré-candidatos, mas nenhuma chapa ainda está formada. As convenções serão realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. São pré-candidatos à sucessão municipal, o deputado federal André Fernandes, do PL; Capitão Wagner, União Brasil; Eduardo Girão, do Novo; Evandro Leitão, do PT, e José Sarto, do PDT.
Dos cinco pré-candidatos, Sarto tem como vice o sociólogo Élcio Batista, mas a repetição dessa dobradinha não foi anunciada pelo PDT e pelo PSDB. A indefinição abriu caminhos para vereadores da base governista defenderem o nome da vereadora Cláudia Gomes, do PSDB, como companheira de chapa do pedetista.
O estilo Sarto gera outro questionamento…ele, Sarto, será mesmo candidato à reeleição? O prefeito José Sarto tem direito a concorrer a um novo mandato, mas nos corredores da Câmara Municipal de Fortaleza, voltaram a surgir especulações sobre uma possível candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio. As informações surgem porque Sarto, embora tenha adotado um ritmo mais intenso de atividades nos bairros da Capital, com visita e inauguração de obras, não estaria empolgado, nem empolgando os aliados, especialmente, no PDT.
Nesse cenário, o ex-prefeito Roberto Cláudio mergulhou para se preservar e não fragilizar a agenda administrativa e pré-eleitoral de José Sarto. Quando participava da agenda administrativa da Prefeitura, Roberto Cláudio acabava, pelo discurso mais incisivo, por ofuscar a presença de Sarto. A ausência do ex-prefeito deixou Sarto mais à vontade.