O número de cidades do Ceará com pacientes esperando por vagas em leitos de UTI de Covid-19 caiu em relação ao mês de maio, mas a situação ainda é de alerta. De acordo com dados do IntegraSus, quatro em cada dez cidades do Ceará possuem uma fila de espera para conseguir uma vaga em algum leito. Do total de 184 municípios, 77 estão nessa situação. Em maio, este número chegava a 109 cidades.
Ao todo são 157 solicitações em andamento atualmente nessas cidades, 84 são para unidades de terapia intensiva (UTI) e 73 para enfermarias. As cidades com maior quantidade de pedidos são Fortaleza, com 19; Juazeiro do Norte, com 15; e Caucaia, Barbalha e Sobral, com 5 cada uma.
Dados mais recentes da Secretaria de Saúde mostram que a taxa geral de ocupação de leitos de UTI estava em 85,44% no Estado e 86,87% para UTI Adulto. Já as enfermarias contavam com 60,75% para ocupação geral e 59,74% para adultos.
No interior do Ceará
As cidades de Icapuí, Crateús, Barbalha e Aiuaba têm 100% dos leitos ocupados. Em seguida estão Canindé (95%); Juazeiro do Norte (89%); Fortaleza (79%); Sobral (78%); Maracanaú (69%); e Eusébio (65%).
Vacinação
Para reforçar a campanha de vacinação e ampliar o número de vacinados, a prefeitura de Fortaleza vai realizar um mutirão de cadastro na plataforma Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19 na próxima segunda-feira (14). A ação, que tem como objetivo cadastrar as pessoas que não tem acesso a internet, será realizada nos 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, no Cuca Jangurussu, Cuca José Walter e no Centro Cultural Canindezinho. A previsão é que mais de 500 mil pessoas atendidas por esses órgãos sejam beneficiadas.