Inseridos no grupo prioritário de vacinação, conforme Plano Nacional de Imunização, 88,26% do público indígena cearense recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 76% a segunda dose.
O Governo do Estado do Ceará evidencia que a expectativa é vacinar ao todo 20.427 pessoas deste público e, segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), com dados colhidos até o dia 22/03/2021, já foram alcançados 18.029 indígenas com a primeira dose e 15.571 (76%) com a segunda dose do imunobiológico no estado.
No Brasil, o número dessa fatia da população alcançada é significante. De acordo com o portal Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, a população indígena total é estimada em 409.883 pessoas. Deste público, 69% recebeu a primeira dose da vacina, 282.959 pessoas, e a segunda já foi aplicada em 196.578, representando 48% do total.
Com a chegada gradual de lotes de vacinas contra a Covid-19 no estado, a Secretaria Estadual da Saúde já fez o repasse de 20.399 vacinas, que estão sendo entregues em 22 áreas indígenas, distribuídas em 15 etnias.
Os indígenas, em sua maioria, vivem em comunidades isoladas, distantes de áreas urbanas, o que os tornam suscetíveis às doenças. “Essa alta cobertura revela o compromisso do Governo do Ceará com a saúde e com a vida dos indígenas cearenses. Sabemos o quanto esta doença está afetando as comunidades indígenas e como precisamos priorizá-las nesse momento”, destaca a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França.
A priorização da população indígena no plano de vacinação tem como objetivo garantir a sobrevivência dessa fatia populacional e o intuito de preservar a história da etnia indígena.