O novo lote da Astrazeneca que chegou, na noite desse domingo a Fortaleza, com 280.500 doses, começou a ser distribuído para os municípios dentro da estratégia do Governo do Estado em reforçar a imunização da população. A vacina será aplicada como segunda dose, o que amplia a imunização de quem a recebe, evitando, assim, riscos de infecção pela Covid-19.

Para reforçar a campanha de imunização, Fortaleza vai ampliar os pontos de vacinação a partir desta segunda-feira (21). A Capital vai passar de 53 para 113 centros de vacinação, com o reforço de 60 novos postos de saúde, que funcionarão durante a semana, para aplicação das doses na população fortalezense em geral.

Todos os espaços irão atender, exclusivamente, por agendamento, a partir dos cadastros na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). As listas com os convocados para os novos espaços já estão disponíveis no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.

+Veja mais

 

Com previsão de utilização integral para a segunda dose (D2) dos cearenses, esta remessa está armazenada na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Esses imunobiológicos ficarão à disposição das secretarias municipais de saúde de cada prefeitura conforme demanda prévia encaminhada à Sesa.

Com a programação da D2 efetivada, o Governo do Ceará fará o repasse das doses seguindo a logística estruturada pela Sesa, para garantir que os imunobiológicos sejam distribuídos às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e, depois, aos municípios cearenses. Com rotas aéreas e terrestres, o transporte conta com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As prefeituras municipais são responsáveis por aplicar as vacinas distribuídas pelo Estado.

Vacinômetro

Mais de 3,5 milhões de doses foram aplicadas em todo território cearense, conforme dados do Vacinômetro da Sesa, registrados até as 17 horas do dia 17 de junho, sendo 2.495.132 milhões de D1 aplicadas, e 1.091.058 cearenses tendo completado o esquema vacinal com a segunda dose. Com esses números, seguindo o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), cerca de 34% da população adulta do Ceará já recebeu a primeira dose, enquanto cerca de 15% já completou o esquema vacinal com a segunda dose.