O Ceará recebe, nesta terça-feira (08), mais m lote de vacinas contra Covid-19 com 97.110 doses da Pfizer. O voo com esse lote está previsto para pousar às 21h40 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Este é o maior lote com vacinas da Pfizer que chega ao Estado. Até então, o maior lote já recebido pelo Ceará deste tipo de imunizante foi de 45.690 doses.

Enquanto isso, a campanha de vacinação continua avançando. O Ceará já aplicou cerca de 3 milhões de vacinas contra Covid-19 desde o início da campanha de imunização, em janeiro deste ano. Ao todo, mais de 4 milhões de doses já desembarcaram no Estado. O Ceará está entre os estados com maior aplicação das primeiras doses do Brasil e é o primeiro do Nordeste em taxa de aplicação da segunda dose.

Vacinação público em geral

Os cearenses com idade entre 18 e 59 anos podem ser vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose até o fim de agosto. A expectativa foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará que considera o total de cadastrados, as negociações de compra direta de imunizantes e o recebimento regular enviado pelo Ministério da Saúde.

A secretaria explica, em nota, que “de acordo com o número de pessoas cadastradas no Saúde Digital com idade entre 18 e 59 anos, que até agora é de 1 milhão e 243 mil, e considerando o recebimento regular de imunizantes distribuídos pelo Ministério da Saúde, existe uma projeção de vacinar a população em geral dessa faixa etária, com primeira dose, até o fim do mês de agosto, se todos os cenários forem favoráveis”.

A vacinação do público geral começou neste mês de junho nos municípios do Ceará que já aplicaram 90% ou mais da primeira dose nos grupos prioritários. Em Fortaleza, já começaram a ser agendados para a próxima semana o público de até 44 anos. Para receber a vacina contra a Covid-19, os cearenses precisam se cadastrar na plataforma Saúde Digital. É de lá que as prefeituras acessam os dados do público e realizam o agendamento.