O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência pública de saúde dos Estados Unidos, divulgou neste mês de abril um estudo demonstrando que o risco relativo de transmissão do SARS-CoV-2 por superfície é considerado baixo em comparação à transmissão por gotículas ou pela transmissão aérea. Logo, ventilar os ambientes é mais importante do que fazer a limpeza das compras para evitar a contaminação da doença.
Segundo o órgão, a chance deo contato de uma pessoa com uma superfície contaminada pelo vírus resultar em uma infecção é menor que 1 em 10 mil, ou seja, há o risco mas ele é considerado baixo. Já o risco de contágio pelo ar varia muito, dependendo de fatores como quantidade de pessoas, ventilação, tempo de exposição e uso de máscaras adequadas.
A higienização das compras já faz parte da rotina da população. Essa orientação de limpeza reflete a tentativa de evitar a contaminação quando alguém toca uma área ou objeto contaminados. Mas o que muitos não sabem é que o risco de contágio devido a falta de ventilação em ambientes é bem maior do que o risco de infecção ao ter contato com uma superfície contaminada.
Desde 2020, autoridades alertam sobre a transmissão pelo ar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclusive reconheceu que havia evidências de que o coronavírus podia se espalhar por minúsculas partículas suspensas no ar e que a transmissão aérea não podia ser descartada em ambientes lotados, fechados ou mal ventilados.
Em outubro de 2020, o CDC também chamou atenção para os tipos de transmissão do coronavírus e passou a incluir os aerossóis, considerando que a transmissão pode ocorrer pelo ar. E agora em abril, divulgou esse estudo que reforça a importância da adoção de medidas tanto pelas autoridades como pela população para evitar ou diminuir os riscos de contágio pelo ar.
Esse entendimento é importante, segundo os especialistas, exatamente para destacar a importância de evitar locais com ventilação ruim ou com muitas pessoas aglomeradas. Para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus nesses locais internos como ambiente de trabalho, supermercado, lojas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) inclusive elaborou um documento com estratégias que melhoram a ventilação dos ambientes fechados. O arquivo (em inglês) traz informações técnicas relativas à ventilação mecânica e natural. E sugere que as recomendações sejam mediadas por profissionais da área de aquecimento, ventilação e ar condicionado.
Confira algumas recomendações para evitar contágio pelo ar:
- Fique em casa o máximo que puder;
- Evite locais fechados e aglomerações;
- Priorize ambientes ao ar livre ou com a maior ventilação possível;
- Use máscaras bem ajustadas ao rosto, sem deixar folgas;
- Ao precisar ir ao supermercado, farmácias, lojas e ambientes fechados mantenha o distanciamento social;
- A higienização das mãos e de produtos que serão tocados durante preparo e ingestão de alimentos deve ser mantida. Isso o protege da Covid-19 e de diversas doenças infecciosas.
(*) Com informações da Câmara Municipal de Fortaleza