As pessoas com 45 anos ou mais e que moram em Fortaleza podem, a partir desta segunda-feira (19), procurar qualquer um dos locais de vacinação para receber a primeira dose do imunizante contra Covid-19 sem ser necessário agendamento prévio. A informação foi divulgada pelo prefeito da Capital, José Sarto, pelas redes sociais.
A capital tinha suspendido a campanha de vacinação neste fim de semana por falta de doses e retoma a aplicação dos imunizantes nesta segunda-feira (19). A prefeitura divulgou, neste domingo (18), uma lista de agendamento com nascidos entre os anos de 1990 e 1992 agendados para receber a vacina contra Covid-19. Para saber se o seu nome está na lista, basta acessar a página Vacina Já da Prefeitura de Fortaleza. A aplicação das doses do público dessa idade será feita na segunda e terça-feira (19 e 20).
É importante lembrar que só são convocados para receber a vacina pessoas cadastradas no sistema estadual de agendamento.
Vacinação Ceará
O Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose, ficando em primeiro lugar no Nordeste. De acordo com o secretário de saúde, Dr. Cabeto, a meta é chegar até o fim de agosto com 100% da população a partir de 18 anos vacinada.
Na sexta-feira (16), de acordo com o Vacinômetro da Sesa, o Ceará ultrapassou os cinco milhões de doses aplicadas – são 3,6 milhões de primeiras doses e 1,2 milhão referente ao reforço, além de 139,5 mil doses únicas associadas aos imunizantes da farmacêutica Janssen. Além desta, outras três vacinas estão sendo administradas no Estado: AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Sinovac/Butantan e Pfizer.
O governo estadual também fechou acordo de compra direta com o Fundo Soberano Russo para adquirir 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V, que tem eficácia comprovada de 91,4%. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil ainda neste mês.
+Veja a publicação