Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com mais de 410 mil casos confirmados da Covid-19 em todo o Estado do Ceará e vivendo um aumento exponencial da doença, que vem sendo considerado uma segunda onda de contaminação, é preciso cada vez mais a conscientização de todos para diminuir a circulação do vírus. E nesse contexto vale destacar os cuidados ao sair de casa e no tratamento de pessoas da família contaminadas pelo coronavírus.

Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de autoridades de saúde, as pessoas com Covid-19 que não precisam de internação hospitalar devem ficar em isolamento em suas próprias casas para evitar a disseminação da doença. Separamos algumas orientações:

Cuidados no isolamento em casa

No quarto: a pessoa deve permanecer isolada, com boa ventilação no ambiente, as refeições devem ser feitas no quarto e todo o lixo gerado como lençóis, máscaras etc, deve ser jogado em em saco e dentro de um recipiente adequado de descarte.

Contato: Tudo o que necessitar deve ser deixado do lado de fora do quarto e a pessoa isolada deve pegar. No caso de ajuda, tanto o doente como o familiar têm que usar máscara.

Quarto compartilhado: Se o paciente tiver que compartilhar o quarto com outra pessoa, busque colocar as camas com pelo menos dois metros de distância e, se possível, uma barreira física ao redor (Exemplo: cortina de chuveiro).

Banheiro: Caso a pessoa não tenha um banheiro separado, ao utilizar o banheiro deve entrar de máscara e depois limpar as superfícies com quais entrou em contato e caso não tenha condições de fazer essa limpeza, outra pessoa deve higienizar usando máscara e luvas destacáveis. O ideal é usar o banheiro depois das outras pessoas da casa usar.

Limpeza de objetos

O mais importante de tudo é não compartilhar objetos com o paciente.

  • A pessoa infectada deve usar os próprios pratos, talheres, xícaras, etc;
  • Na lavagem desse utensílios do paciente é preciso usar luvas, detergente, água quente e lavar as mãos ao terminar;
  • As roupas utilizadas pelo paciente não devem ser sacudidas, ponha para lavar em água quente e se possível, secar em uma secadora.

Observação: Ao ter qualquer contanto com o familiar doente é necessário a lavagem das mãos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp