Fortaleza suspendeu a vacinação de crianças de 3 a 11 anos contra a Covid-19 por falta de doses de Pfizer pediátrica e CoronaVac, este último imunizante também é utilizado na aplicação em adultos, que foi afetada. O estoque de Pfizer pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, encontra-se zerado desde o dia 1º de dezembro. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou, neste sábado (14), que a capital também está sofrendo com a falta de doses de CoronaVac, utilizada na aplicação de crianças de a partir de 3 anos e em adultos.
Segundo o órgão, o município aguarda o envio de novos lotes órgãos competentes para dar continuidade a imunização desses públicos. Ainda não há previsão de recebimento dos imunizantes. Já a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que aguarda para esta segunda-feira (16) a entrega de um lote com 38.200 doses da vacina Coronavac pelo Ministério da Saúde (MS).
“Após o recebimento, o quantitativo deverá ser distribuído aos municípios cearenses”, disse a Sesa.
Atualmente as vacinas disponíveis em Fortaleza são: Pfizer baby (6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias); Pfizer adulto; e Astrazeneca.