A Secretaria de Saúde do Crato, seguindo norma do Ministério da Saúde, prorrogou para o dia 15 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A medida foi tomada pelo Ministério, devido à paralisação dos caminhoneiros, que levou o País ao desabastecimento de combustível e à suspensão do transporte público, que pode ter prejudicado a população no acesso às unidades de saúde.

A recomendação foi enviada aos gestores da secretaria na última terça-feira, 29. O encerramento da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1º de junho. A Secretaria de Saúde comunica que seguirá todas as determinações do Ministério da Saúde, bem como orientações e protocolos.

De acordo com a Gerente da Célula da Vigilância Epidemiológica e Imunização do Crato, Danielle de Norões, os postos de saúde do município estão devidamente abastecidos e os grupos sugeridos para receberem as doses remanescentes são as crianças de cinco a nove anos de idade e idosos. “É muito importante que as pessoas consideradas do grupo-prioritário procurem os postos para se protegerem contra a gripe. A vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença”, frisa Danielle.

Mesmo com a campanha encerrada, o Ministério da Saúde reforça a importância dos estados e municípios continuarem a vacinar os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes e idosos.

Dados Nacionais

Até o momento, ainda faltam 18,8 milhões de pessoas a serem vacinadas em todo o País. Balanço publicado na terça-feira, 29 de maio, pelo Ministério da Saúde, mostra que 66% das pessoas que fazem parte do público-alvo se vacinaram. A expectativa é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho.

 

Com informação da A.I