A oferta de hospedagem nas capitais brasileiras cresceu mais de 70%. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de leitos passou de 373.673 em 2011 para 639.352 leitos no ano passado. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), atualmente o país tem capacidade para acomodar, simultaneamente, 2,4 milhões de pessoas.
O crescimento expressivo, segundo o MTur, foi impulsionado pela preparação do país para receber turistas no chamado ciclo de megaeventos, como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no ano passado.
Segundo o levantamento, o Estado de São Paulo lidera o ranking de número de meios de hospedagem com 507.412 leitos disponíveis. O estado é responsável por 21% de toda a oferta nacional. Os quatro estados da região Sudeste respondem por 43,1% do total de leitos do Brasil.
Entre os destaques do levantamento está a capital paraense. Belém acusou no período crescimento de 51% na oferta de hospedagem, passando de 93 para 141 o total de estabelecimentos preparados para receber turistas.
Segundo o Ministério do Turismo, no último levantamento do setor, feito em 2011, foram listados 5.036 meios de hospedagem nas capitais do país. Hoje, a quantidade de estabelecimentos de hospedagem subiu para 5.791, crescimento de 15%. O censo analisou a quantidade de vagas em hotéis, motéis, flats e pousadas. Não foram considerados itens como aluguel de imóveis por temporada ou casas de parentes e amigos.
Com informações da Agência Brasil