Os debates sobre as mudanças na concessão de benefícios assustaram muitos trabalhadores que partiram para contar os anos de contribuição e, se possível, antecipar o pedido de aposentadoria. Os levantamentos mais recentes do INSS apontam que, nos últimos seis meses, a quantidade de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição aumentou em 36,30%.

Entre janeiro e maio deste ano, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebeu 618,4 mil requerimentos do benefício. A Superintendência Regional do INSS foi procurada para falar sobre o número de pedidos de aposentadoria, mas as informações não foram encaminhadas a este site.

De acordo com os dados oficiais do INSS em todo o Brasil, no mesmo período do ano passado (janeiro-maio), foram solicitadas 453,7 mil aposentadorias por tempo de contribuição. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e fornecidos ao Jornal Agora, de São Paulo. Ao todo, foram feitos 164,7 mil pedidos a mais em 2017.

Milhões de brasileiros estão temerosos que as novas regras da aposentadoria, se aprovada a reforma pela Câmara Federal e pelo Senado, os obriguem a contribuir por mais tempo, daí a corrida aos postos do INSS em busca de informações sobre o momento certo para entrar com o pedido do benefício.

O projeto de reforma da Previdência Social aumenta o tempo de contribuição para homens e mulheres se aposentarem, restringe a concessão de pensões e mexem, também, com os benefícios rurais. Com a crise política e o temor de deputados federais e senadores perderem popularidade se aprovarem a reforma previdenciária, o projeto enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional continua na gaveta.

CAMINHOS DA APOSENTADORIA

A discussão sobre a reforma da previdência abriu um cenário de dúvidas, incertezas e insegurança para os trabalhadores. Com o debate, surgem os canais para as pessoas tirarem dúvidas e, no Ceará, a cada sábado, das 7 às 8 horas, o jornalista Luzenor de Oliveira comanda o Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria. O Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Grande Fortaleza, e retransmitido, via satélite e pela internet, para outras 22 emissoras no Interior.

O espaço é dedicado exclusivamente aos trabalhadores que tem dúvidas na área da previdência social. Os advogados e professores Thiago Albuquerque, Paulo Bacelar e Rafael Castelo Branco são especialistas na área previdenciária e, cada sábado, se revezam para responder as perguntas e mensagens enviadas pelos ouvintes à produção do Jornal Alerta Geral.

O Jornal Alerta Geral Especial sobre os Caminhos da Aposentadoria está no ar há oito anos e, ao longo desse período, mais de 15.000 perguntas e mensagens dos ouvintes foram respondidas. A cada sábado, a média é 55 perguntas e mensagens gravadas e registradas. Você pode acompanhar o alerta, também, pela internet no endereço redecearaagora.com.br.