O mês de outubro chega ao fim, mas os cuidados com o câncer de mama devem continuar. Um levantamento da Conexa, ecossistema digital de saúde integral, líder na América Latina, mostra que as solicitações para a realização de exames que detectam câncer de mama aumentaram 78% entre o Outubro Rosa de 2021 até o de 2023, mês de conscientização para a realização de exames e consultas na tentativa de prevenir os riscos da doença.
Esse estudo considerou, além de mamografia, os exames de ultrassonografia, ressonância magnética, raio x, tomossíntese, biópsia e punção solicitados por cerca de 30 especialidades médicas, com prevalência por ginecologistas, oncologistas e mastologistas.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.
O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O Sistema Único de Saúde oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.