O Dia Internacional da Mulher busca mobilizar e despertar a opinião pública mundial para lutas femininas por igualdade de direitos e combate à violência contra a mulher. Nestas e outras áreas, os desafios ainda são grandes, mas também é possível afirmar que avanços importantes vêm acontecendo. No mercado de trabalho, por exemplo, hoje podemos ver uma participação feminina cada vez maior, inclusive em áreas que tradicionalmente eram consideradas mais “masculinas”.

Um destes setores é o de tecnologia, e um bom exemplo é a Tecnovetti Soluções em TI, empresa cearense de locação de tecnologias, como outsourcing de impressão e computadores. Fundada há 37 anos pelo empresário Otacílio Loiola de Aguiar, CEO da empresa, que representa grandes marcas mundiais tanto a nível estadual quanto nacionalmente. A Tecnovetti se destaca por ter mais de 60% do seu quadro de funcionários ocupado por mulheres – hoje, são 54 colaboradoras, de um total de 89 empregados.

Várias delas ocupam cargos diretivos, entre as quais a Supervisora Comercial Sônia Helena, com 27 anos de casa. “Temos uma equipe de mulheres determinadas e focadas em seu trabalho, prontas para o que der e vier”, diz. Outra é a Gerente Administrativa Isabel Ferreira, há 32 anos na empresa. “É uma experiência desafiadora, prazerosa e de completa realização. Na Tecnovetti as mulheres têm participação ativa e de potencialidade crescente”, finaliza a gestora.