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De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, no primeiro semestre de 2020, o e-commerce brasileiro registrou o maior crescimento dos últimos 20 anos. Com isso, o número de fraudes também aumentou. Segundo a empresa de antifraude para e-commerces e pagamentos digitais Konduto, a taxa de tentativas de golpes no comércio eletrônico brasileiro foi de 3,49% no primeiro semestre de 2020, tendo aumentado durante a pandemia da covid-19. O levantamento mostra um crescimento de compras on-line de 47% no mesmo período. Segundo o estudo, já era esperado um aumento no setor de e-commerce, mesmo sem a quarentena, mas a estimativa era de 18%.

Em março, quando muitos consumidores e varejistas migraram para o on-line, segundo análise da Konduto, foi o período com maior registro de golpes virtuais. O mês registrou uma taxa de 3,99%, o que significa que a cada 100 compras feitas na internet, no Brasil, quatro tiveram origem fraudulenta. Os dados da pesquisa foram colhidos a partir da análise dos mais de 123 milhões de pedidos que passaram pelos sistemas da Konduto de janeiro a junho deste ano.

De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), de janeiro a outubro de 2019 foi registrado um total de 2.953 atendimentos de reclamações. No mesmo período, em 2020, foram 6.848 atendimentos. O Procon informa, também, que as reclamações são, em sua grande maioria, sobre a não entrega ou demora de entrega de produto e não cumprimento da oferta.

(*)com informação do Correio Braziliense

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