Criança de sete anos encontrada morta nessa quarta- feira (8), em uma comunidade localizada na faixa da praia no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, teve a causa da morte como asfixia por sufocação indireta. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (9), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

De acordo com a pasta, necrópsia realizada pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) indicou que a criança não tinha lesões traumáticas pelo corpo. O laudo deve ajudar a Polícia Civil a identificar se houve ou não algum crime na morte do menino. Existe a possibilidade de uma tábua, que servia como divisória do barraco, ter caído acidentalmente sobre a criança, vindo a sufocá-la.

“O caso segue sob investigação pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), que realiza diligências e oitivas visando elucidar o caso”, informou a SSPDS.

A mãe do menino chegou a ser apontada como suspeita do crime por moradores da região, mas, após ser ouvida pela Polícia, ela não foi autuada em flagrante. A mulher chegou a se esconder em um supermercado do bairro para evitar um possível linchamento.

O que é asfixia por sufocação indireta

A asfixia por sufocação indireta é uma condição em que a respiração é impedida por uma compressão no tórax. Isso pode acontecer por causa de um peso ou força excessiva, que impede a expansão da caixa torácica. 

A sufocação indireta pode ser causada por:

  • Posições viciosas que levam à fadiga e falência da musculatura respiratória 
  • Ação homicida, quando o agressor pressiona o tórax da vítima 
  • Acidentes, como quando um adulto dorme sobre uma criança 

A asfixia é uma condição que leva à falta de oxigênio no organismo, devido à obstrução das vias respiratórias. 

A asfixia pode ser direta ou indireta. A sufocação direta é quando as vias aéreas são obstruídas por um obstáculo