Os beneficiários do INSS devem ficar bem atentos porque os golpistas voltam a agir e, quando aposentados e pensionistas se tornam presas fáceis, acabam por cair na armadilha de criminosos. E, nesse contexto, o alerta é para mais de 1 milhão de aposentados, pensionistas ou beneficiários do BPC no Ceará.

Um dos meios para o golpe, segundo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é o uso da  prova de vida como isca. De acordo com o INSS, criminosos se passam por servidores e pedem o envio de dados para evitar um suposto “bloqueio nos pagamentos”.

Se você liberar as informações, vai ter dor de cabeça, como conta, no Jornal Alerta Geral, repórter Almir Fernandes.

MEIOS PARA O GOLPE

O INSS alerta que os bandidos fazem abordagens  por mensagem de texto (SMS ou WhatsApp), telefone, e-mail ou até mesmo por carta. A conversa é bem bolada para convencer os incautos: os  golpistas, segundo o INSS,  solicitam dados pessoais e fotos de documentos alegando que o protocolo evita a suspensão do benefício. E, nessa esperteza, tem mais: os criminosos  mandam links para que o segurado realize a biometria facial.  

Diante da maracutaia, o INSS  também pede que as pessoas não enviem nenhum dado pessoal e alerta que não parte do órgão qualquer contato por telefone para procedimento de prova de vida. Um detalhe: a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Nenhum benefício será suspenso até a data.