O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), mandou o primeiro recado público ao Governador Elmano de Freitas (PT) ao criticar o projeto de lei do Poder Executivo que aumenta em dois pontos percentuais o ICMS. O imposto é cobrado sobre telecomunicações, transportes, energia e combustíveis. Pela proposta do Governo, o percentual passa de 18% para 20%.

‘’No mesmo pacote de projetos de lei enviados à Assembleia, o Governo propõe aumentar a carga tributária do Estado (no caso ICMS de combustíveis, energia e comunicações a alíquota sobe de 18% para 20%); reduzir benefícios fiscais para empresas que estão gerando empregos no interior do Ceará nesse momento de crise; e pede autorização para um novo financiamento junto ao Banco do Brasil (R$ 900 milhões) para adiar o pagamento da dívida pública do Estado’’, observa o ex-prefeito Roberto Cláudio, para classificar o conjunto de mensagens como uma grande contradição.

Segundo, ainda, Roberto Cláudio, ‘’A velha máxima que é necessário primeiro fazer o “dever de casa” para dar o exemplo não está sendo cumprida’’. O ex-prefeito de Fortaleza diz que, nesse contexto de contradição, ‘’fica difícil mobilizar a solidariedade coletiva da sociedade cearense em torno de sacrifícios tão dolorosos para manter o fundamental ajuste fiscal do Estado’’.

RACHA DO PDT

A crítica de Roberto, que, em 2022, concorreu ao Palácio da Abolição, mostra, ao mesmo tempo, o racha no PDT e gera constrangimentos para os deputados estaduais do partido que integram a base de apoio ao Governo na Assembleia Legislativa.

Dos 13 deputados estaduais do PDT eleitos em 2022, três – Cláudio Pinho, Antonio Henrique e Queiroz Filho, que são ligados ao ex-prefeito Roberto Cláudio, não compareceram à reunião do governador Elmano de Freitas que os convidou para explicar os projetos que tratam sobre a reforma administrativa, mudança no ICMS, mutirão de cirurgias e combate à fome. A ausência foi o primeiro sinal dado pelo bloco de Roberto Cláudio ao Governador Elmano.

O repórter Sátiro Sales, em participação no Jornal Alerta Geral, relata a tramitação do projeto de lei na Assembleia Legislativa

JORNAL ALERTA GERAL


Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral é transmitido por mais de 20 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.