O deputado federal José Airton Cirilo (PT) que, no último sábado, se reuniu, em Fortaleza, com o presidente da Executiva Regional do MDB, ex-senador Eunício Oliveira, classificou, em declarações a este site, que são cada vez mais remotas as chances do Partido dos Trabalhadores manter a aliança com o PDT no Ceará em função das fortes críticas do presidenciável Ciro Gomes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
‘A nossa relação com os Ferreira Gomes está esgotada, principalmente, porque o Ciro vem batendo de forma ácida, cruel e covarde contra o ex-presidente Lula, de forma totalmente desproporcional, desrespeitosa’’, disse José Airton, ao destacar que as críticas de Ciro provocaram reações de movimentos sociais que manifestaram solidariedade ao ex-presidente.
O comportamento do pedetista, segundo José Airton Cirilo, é uma barreira para PT e PDT permanecerem unidos, mas sabe que uma corrente petista liderada pelo deputado federal José Guimarães mantém a linha de defesa de uma coligação com o grupo liderado pelo ex-governador Ciro Gomes, o que gera uma divisão nos quadros locais do partido.
Ele afirma que a preferência local não irá se sobrepor ao projeto de levar o ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto e, se depender de muitos integrantes da Executiva Nacional, não haverá espaço para o PT e o PDT continuarem aliados no Ceará. Diante desse quadro, José Airton se lança pré-candidato ao Governo do Estado e cita que, além do seu nome, a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins também é outra alternativa para construir o palanque com o presidenciável Lula.
DEFINIÇÃO DE CAMILO
O deputado José Airton Cirilo afirma, ainda, que, nesse cenário, o governador Camilo Santana precisa definir qual rumo adotar nas eleições de 2022. Camilo, segundo José Airton, faz um Governo a cara do PDT e, como, em 2022, a prioridade é a montagem de um palanque forte para o ex-presidente Lula nos Estados, a expectativa é que o governador cearense se integre à candidatura petista ao Palácio do Planalto.
Com altos de aprovação da administração, Camilo é cotado para concorrer ao Senado.
‘’Ele (Camilo) tem todas as condições políticas e eleitorais para sair candidato ao Senado, mas precisa dizer se estará integrado à campanha do presidente Lula’’, observou José Airton ao afirmar que, nos próximos dias, abrirá o diálogo com o Governador Camilo Santana sobre as eleições de
COM EVANDRO LEITÃO OU MAURO FILHO
Embora defina como difícil, nas condições políticas atuais, a manutenção da aliança que, nas últimos quatro eleições, garantiu 16 anos de comando do Estado – dois mandatos com Cid Gomes e dois mandatos com Camilo Santana, José Airton Cirilo não fecha as portas para um possível acordo em 2022 desde que o candidato do PDT ao Palácio da Abolição não seja, por exemplo, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
‘’Se for o Evandro (Leitão) ou o Mauro Filho o candidato, é possível uma aliança, mas com o Roberto Cláudio não tem conversa’’, expôs o petista, ao afirmar que, nessa linha de pensamento, tem, também, a ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins.
O deputado estadual Evandro Leitão exerce o segundo mandato e, atualmente, preside a Assembleia Legislativa, enquanto Mauro Filho vem sonhando com o Governo do Estado desde meados dos anos 90 quando ocupou a Secretaria da Fazenda na gestão do então Governador Ciro Gomes. Mauro está no primeiro mandato de deputado federal, mas se encontra licenciado para comandar a Secretaria de Planejamento.
Confira abaixo a fala do Deputado Federal José Airton Cirilo.
+SAIBA MAIS
José Airton destaca diálogo com Eunício e caminhos para aliança do PT com MDB