A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou nos dias 19 e 20 de junho, das 18h às 21h, mais um Encontro de Oportunidades de Negócios. O evento aconteceu, em São Gonçalo do Amarante, no contexto do Território Empreendedor, e objetivou estimular o desenvolvimento da economia local e o fortalecimento dos negócios da região.
Mais de 100 micros e pequenos empreendedores formais e informais da região estiveram no evento. Na primeira noite, os participantes contaram com a palestra “São Gonçalo do Amarante – Terra de Oportunidades”. No dia seguinte, 29 empreendedores participaram da Rodada de Negócios, momento onde cada participante apresenta seu empreendimento e realizaram reunião de negócios com os outros empresários.
“Em 2017, montei uma agência de comunicação para atender o município. Por indicação de um amigo que participava do Território Empreendedor, conheci o projeto, participei da primeira reunião e vi que esse projeto é o que eu necessitava, para fazer networking com outros empreendedores, aprendendo a trabalhar cooperativamente”, destaca o empreendedor Stenio Lima de Sousa.
Ambiente favorável
O dentista Renato Sousa de Oliveira participa desde o início do projeto, quando, segundo ele, as pessoas ainda se perguntavam sobre a praticidade, sobre o que haveria de concreto, sobre como melhorar nossos negócios. “Com o passar do tempo, essa parceria da CSP com Sebrae e o poder público criou esse ambiente do empreendedorismo favorável para a gente colher o que aprendeu nesse encontro, com várias pessoas mostrando seus negócios, aquecendo a economia local”, analisa.
Estratégia contemporânea
Conforme o gerente-geral de Relações Institucionais e Comunicação da CSP, Ricardo Parente, a siderúrgica tem que criar oportunidades para os residentes da região. “Essa oportunidade é movimentar a economia através do empreendedorismo, como nessa parceria com o poder público, pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante, e com o Sebrae. A CSP, dentro da sua estratégia socioeconômica e sustentável, busca sempre ter parcerias com seu território, não só em São Gonçalo do Amarante, onde estamos instalados, mas na Região como um todo”.
O superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, avalia que o Encontro de Oportunidades é importante porque busca integrar e articular os potenciais empreendedores da região. “Aqui se reúnem os pequenos negócios, que vão dialogar para buscar encontrar caminhos, resolver problemas, e fortalecer a economia local. Isso é algo extremamente contemporâneo”.
Com informações da Ascom da CSP