ataque-cardíaco© PeopleImages/istock

A vida dá uma guinada para as mulheres após atingirem a menopausa entre 45 e 55 anos de idade. Durante a menopausa ou no final do ciclo menstrual, o corpo da mulher passa por mudanças hormonais drásticas que são visíveis na forma de muitos sinais e sintomas, incluindo insônia, batimentos cardíacos acelerados, ondas de calor, suores noturnos, entre outros.

Após o término da menstruação, a redução dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona pode levar a muitas mudanças físicas e mentais nas mulheres.

Estas hormônios desempenham um papel importante na regulação de várias funções do corpo e quando a sua secreção é reduzida, pode levar ao aumento do risco de muitas doenças, incluindo doenças cardiovasculares.

Além disso, os baixos níveis de estrogênio também estão associados ao ganho de peso, níveis elevados de colesterol, aumento da pressão arterial e aumento da quantidade de gordura ao redor do coração, que são fatores de risco para ataque cardíaco.

Por isso, após a menopausa, é essencial priorizar a saúde do coração. Praticar atividades físicas regulares, evitar gorduras saturadas e trans  ficar e de olho na pressão arterial, níveis de colesterol e açúcar no sangue são cuidados essenciais para a saúde do coração. 

(*)com informações do Jornal Catraca Livre