Está confirmado! O Festival Jazz & Blues sobe a serra e aporta em Guaramiranga para a programação presencial nos dias 17 e 18 de setembro de 2021. Será um evento teste, aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Cultura. Para isso, a organização do festival e o público deverão seguir o Protocolo de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, que envolve o antes, durante e pós-evento. O festival será gratuito.
Esta é a segunda temporada da 22ª edição do festival. A primeira foi no período do Carnaval deste ano, com shows e atividades formativas realizadas de forma online. As Residências Artísticas da segunda temporada foram realizadas recentemente, de 10 a 13 de agosto, também no formato virtual. Para realizar a programação presencial, o Jazz & Blues passou por um processo de seleção da Secretaria da Saúde do Estado. Será o primeiro evento teste de música no Ceará.
O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
“Estamos achando muito importante esse retorno dos eventos culturais presenciais. Nossa cadeia produtiva foi muito impactada e é gratificante podermos colaborar com os estudos que possibilitem o retorno seguro das nossas atividades. Além disso, tem a emoção de podermos nos encontrar novamente e de promovermos esse encontro de público com os artistas, que marca o festival em todas as edições”, diz Maria Amélia Mamede, diretora do Festival Jazz & Blues.
ESTRUTURA E PROGRAMAÇÃO
Como de costume, a Cidade Jazz & Blues será erguida no espaço do campo de futebol de Guaramiranga, mas com alguns diferenciais para cumprir os protocolos. Toda a área da plateia será ao ar livre, descoberta, e não haverá praça de alimentação. A programação terá início às 19h30, com três shows por dia em sequência, encerrando às 22h30. O ingresso para cada dia dará acesso aos três shows da noite. Não haverá ensaios abertos neste evento teste.
No dia 17, sobem ao palco do Festival Jazz & Blues Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga influenciada de forma decisiva pelo Festival Jazz & Blues, com o show “Meu Lugar”; Rômulo Santiago, apresentando o show “Tributo a Raul de Souza”; e o cantor Marcos Lessa em “Nature Boy – Tributo a Nat King Cole”.
No dia 18, são atrações do festival a cantora Idilva Germano, com o show “Quasar”, unindo clássicos do jazz e da música brasileira; o pianista Ricardo Bacelar, que em 2015 gravou DVD ao vivo na 16ª edição do festival, volta ao palco do Jazz & Blues para apresentar seu mais recente trabalho “O viver é de improviso”; e três dos mais renomados sanfoneiros do Ceará, Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte se encontram no show “Sanfona Jazz”.
Além da programação na Cidade Jazz & Blues, nos dois dias haverá recitais nas igrejas da Gruta e Matriz de Guaramiranga em homenagem a Alberto Nepomuceno, apresentados por Pedro Façanha e Hermano Faltz (convidados Willian Madeiro e Lúcio Mário); Giorgi Gelashvili e Alvany Silva; Pedro Madeira e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro); Liana Fonteles e Alvany Silva. Serão três recitais por dia, às 10h, 16h e 17h. Essa programação é uma realização do Festival e da FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.
COMPROVAÇÃO DE VACINA E TESTE DE COVID-19
Por se tratar de um evento teste controlado pela Secretaria Estadual da Saúde, o público deverá ter tomado, obrigatoriamente, as duas doses ou a dose única da vacina contra Covid-19 e ser negativado em teste de Coronavírus no prazo indicado. Cada pessoa do público, ao adquirir o ingresso, automaticamente autoriza ser monitorada pela Secretaria da Saúde e se compromete a realizar novo teste de Covid-19 em data indicada pós-evento. Os testes serão gratuitos.