Diversificada e totalmente gratuita, a agenda cultural do Porto Dragão retoma com lançamento do álbum “Falando da Vida”, pré-lançamento da Bienal Percussiva, a Mostra “Ponto de Encontro e Abandono”, parceria SESC Ceará e a Bienal Internacional de Dança do Ceará
Tornar a tomar algo concreto ou abstrato que se perdeu. Recuperar, reaver. Dar continuidade a algo que foi interrompido. No dicionário, o verbo “retomar” inspirou a reabertura para eventos com público presencial do Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Agora com ações presenciais, o Porto Dragão torna-se híbrido em sua agenda cultural, somando encontros presenciais e mantendo sua programação virtual com conteúdos próprios e parcerias, sempre muito plural e inventivo.
“A retomada dos eventos presenciais vem fortalecer nossa programação e somar aos trabalhos digitais realizados durante o isolamento social rígido, retomando esse encontro com nossos públicos e outros territórios, sejam virtuais ou reais”, comenta a gerente executiva do Porto Dragão, Helena Barbosa. Protocolos de segurança serão aplicados em todas as ocasiões, garantindo a segurança de todos, como solicitação do cartão de vacinação contra a COVID-19, uso obrigatório de máscaras e capacidade reduzida de pessoas por espaços.
Em novembro, a quinta-feira do dia 11 marca o lançamento do álbum “Falando da Vida” e segue para o pré-lançamento da Bienal Percussiva que acontece nas noites dos dias 12 e 13. Nas quintas-feiras de 11, 18 e 25, através da parceria com o Sesc Ceará, o Porto Dragão recebe uma apresentação teatral. Entre os dias 23 e 28, apresentações de dança podem ser assistidas na Mostra “Ponto de Encontro e Abandono”.
MESES SEGUINTES
Os meses seguintes também já estão a pleno vapor. Em dezembro, o Porto Dragão receberá presencialmente a Bienal Internacional de Dança do Ceará na primeira quinzena do mês e, em Janeiro, inicia 2022 com quatro espetáculos resultados do programa Diálogos de Criação, com os grupos do teatro, da música e do circo Pavilhão da Magnólia, Cia. Bravia, Coletivo Girassóis, Vacilant e Gil Rodrigues. Também há espaço para formação, com cursos com temáticas da música e da dança e a estreia da segunda edição do programa “Conversa Sem Roteiro”, que virá em formato inédito, além da realização da segunda edição do webinário “Jornada de Pensamento” com lançamento do livro resultado dos debates da edição anterior. Transversal a todos os meses, o Porto Dragão segue com os três eixos do programa de Residências e Intercâmbios, que promove encontros e trocas criativas diversas entre artistas visuais periféricos e do interior do Ceará que resultará em apresentações artísticas em suas finalizações.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL DE NOVEMBRO
LANÇAMENTO DO ÁLBUM “FALANDO DA VIDA” – 11 de novembro, quinta-feira, 19h
Na quinta-feira, 11 de novembro, a partir das 19h, no Porto Dragão acontece o lançamento do álbum “Falando da Vida”, resultado do show-espetáculo lançado no Youtube do centro cultural em Fevereiro de 2021. Na ocasião, o multi instrumentista Cláudio Mendes, que também assinou a direção musical do show, participa de um palco aberto na Praça das Artes. O pré-save do álbum começa no dia 05 de novembro no Spotify e demais plataformas de streaming, em parceria com a distribuidora Tratore.
PARCERIA SESC – APRESENTAÇÕES TEATRAIS E MUSICAIS – 11, 18 e 25 de novembro, 19h
Resultado desta parceria com o Sesc Ceará, o Centro Cultural Porto Dragão recebe programações artísticas em seus espaços. Em novembro, três apresentações teatrais gratuitas acontecem no Teatro B. de Paiva. “Os anônimos”, do Grupo Teatro Novo, “O fantástico circo do artista da fome”, do Cangaias Coletivo Teatral e a infantil “Iroko – A grande árvore”, de Edivaldo Batista entram em cartaz às quintas-feiras, sempre às 19h.
PRÉ-LANÇAMENTO 1ª BIENAL PERCUSSIVA – 12 e 13 de novembro
No dia seguinte, sexta-feira, 12 de novembro, tem o pré-lançamento da primeira edição da Bienal Percussiva realizada pela Caravana Cultural com parceria do Porto Dragão. A programação inicia às 19h no dia 12/11, com a exibição de “Zona de Criação com Viramundo e Kiko Dinucci apresentando “Baobá”, um episódio musical que mostra o resultado do encontro do guitarrista paulista e o trio cearense Viramundo, que às 20h realiza uma apresentação ao vivo. No dia 13, sábado, às 18h, o público pode acompanhar o cortejo que sairá do Bar do Avião e seguirá até o Porto Dragão, onde às 19h a Caravana Cultural se apresenta, seguido do Aruandê.
MOSTRA “PONTO DE ENCONTRO E ABANDONO” – 23 a 28 de novembro, 18h30
Na semana seguinte, é a vez da Dança com a Mostra “Ponto de Encontro e Abandono”, resultado final de um trabalho realizado pela PRODANÇA desde Setembro de 2020. Entre os dias 23 e 28 de novembro, o público é convidado a conferir no Teatro B. de Paiva cinco espetáculos de dança desenvolvidos por Rafael Abreu, Renan Capivara, Patrícia Lopes, Nayana Castro e Isadora Ravena. Haverá debate após todos os espetáculos.
OFICINA “ECOS DE MEMÓRIAS: VESTÍGIOS DE DANÇAS AINDA POR SEREM INVENTADAS” COM DEBORAH SANTOS – 26 de novembro, 14h às 17h
Nesta formação presencial, busca-se abordar desdobramentos de investigações das relações corpo-objeto, tendo em vista um fio condutor que enlaça corpo, memória e ancestralidade. explorar os ecos de memórias advindos das camadas históricas e afetivas de objetos, tecendo novas danças, danças por serem imaginadas. Conta-se com abordagens de composição e improvisação em dança contemporânea para trabalhar pistas corporais e criativas para pensar essas danças por virem. As inscrições poderão ser feitas em sympla.com.br/portodragao, com vagas limitadas. As participantes devem levar consigo um objeto com o qual tenham uma relação histórica e afetiva especial.
CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO VIRTUAL EM NOVEMBRO
LIVE DO PROGRAMA RESIDÊNCIAS E INTERCÂMBIOS – 01 de novembro, 19h
Após processo seletivo, formação de núcleos de gestão e articulação comunitária na composição de seus eixos, o recém-lançado Programa de Residências e Intercâmbios convida o público para uma live de partilha sobre seu desenvolvimento. A proposta deste programa contará com uma articulação de artistas, espaços culturais, iniciativas e coletivos de Fortaleza, do interior do estado do Ceará e do Piaui. De novembro a janeiro será protagonizado trocas e processos imersivos de criação e pesquisa nos diversos campos da arte. Na live, Maria Macedo, Victor Freitas, Mika e Isadora Ravena, apresentarão suas pesquisas e plano de trabalho que serão desenvolvidas no Eixo: Artes Visuais / Visualidades Contemporâneas.
MASTERCLASSES “FAZ A CENA” – 08 a 19 de novembro, 19h
A segunda edição do programa “Faz a Cena” lança nova etapa com 10 masterclasses abertas ao público, não apenas para os já inscritos na jornada formativa, com profissionais e especialistas das áreas técnicas, tecnológicas e artísticas da Cultura. De 08 a 19 de novembro, a partir das 19h, no Youtube do Porto Dragão, o público está convidado a conversar com nomes como Guilherme Bonfanti para falar de iluminação cênica, Bia Lessa, para falar de direção de arte e expografia e João Boni para conversar sobre cultura, tecnologia digital e prática profissional.
WEBSÉRIES “NÓS NO BATENTE” E “ZONA DE CRIAÇÃO” + ARTE EM REDE
Parte da agenda fixa do centro cultural, a cada sábado às 18h, seguem as estréias das webséries próprias “Nós no Batente” e “Zona de Criação”, que em novembro apresentam artistas como a cantora trans Mumutante no dia 06, o performer Ed Borges, diretamente do Cariri, no dia 20 e a história do Terreiro das Pretas e Dim Brinquedim nos dias 13 e 27. Na primeira quinzena do mês, resultado do edital Arte em Rede, as plataformas digitais do Porto Dragão exibirão “Abissal, mas nem tanto”, de Mariana Chaves e “Que horas ela vem para o Chá?”, de Diva D´brito, além da exposição virtual “Pretatividade”, de Lídia Rodrigues e do curso “Corpa Território: a retomada”, com Ingrid Ribeiro.
SERVIÇO
Programação de retomada Porto Dragão 2021/2022