A população está cada vez mais ansiosa pela vacinação contra à Covid-19 e as autoridades de saúde passaram a incluir pessoas idosas na lista de prioridades para imunização. Há motivos que justificam essa decisão: a idade mais avançada e o organismo mais frágil expõem os idosos a um risco maior da infecção.

Dados oficiais do IntegraSUS mostram essa realidade quando são citados os números de óbitos pela Covid-19 no Ceará. Os idosos acima de 75 anos representam 46,9% dos óbitos acumulados pela doença no Interior e na Grande Fortaleza.

Entre o período que marca o início da pandemia, que começou no mês de março de 2020, até essa quarta-feira, dia 26 de janeiro, 4.885 pessoas dessa faixa etária — de um total de 10 ml e 402 óbitos, segundo o IntegraSUS, morreram por complicações da Covid-19.

A proteção contra à doença chega com a imunização, daí a Prefeitura de Fortaleza ter iniciado, nessa quarta-feira, a vacinação para os idosos acima dos 75 anos. Os idosos sofrem com o confinamento e com a doença.

O isolamento social os deixa com um quadro de tristeza em função das restrições para o convívio com familiares, principalmente, crianças e jovens que, muitas vezes, ao contraírem a Covid, ficam assintomáticos. A vacina os protege da doença e os permite liberdade para romper o isolamento social. O texto sobre esse assunto está em áudio do repórter Carlos Silva no Jornal Alerta Geral.