Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que, para 73% dos brasileiros, o sistema de voto em urna eletrônica deve ser mantido no país. Ou seja, três em cada quatro brasileiros apoiam o sistema. Os entrevistados que acham que o voto em papel deve voltar a ser usado somam 23%, e 4% não souberam responder.
O levantamento ouviu 2.016 pessoas em todas as regiões e estados do país, por telefone, entre os dias 8 a 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Ainda segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros confiam muito ou um pouco no sistema eletrônico de votação adotado no país, e 29% disseram não confiar. A falta de confiança é maior entre moradores da região Norte e Centro-Oeste e entre pessoas de 25 a 34 anos. Nessa faixa etária, 26% dos entrevistados disseram acreditar muito nas urnas (ante 33% na média geral), e 34% declararam não confiar nelas (ante 29% na média).
Essa fatia da população (entre 25 e 34 anos) também é a que mais concorda com o retorno ao voto em papel (26%), bandeira do presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente diz, sem apresentar provas, que as urnas eletrônica são sujeitas à fraude.
Em relação à renda, os entrevistados que declararam ganhos de mais de dez salários mínimos tendem a acreditar mais na eleição informatizada. Já os grupos com salários menores têm uma desconfiança maior.
A pesquisa mostra ainda que a descrença no sistema é maior entre aqueles que avaliam positivamente o governo federal e confiam mais no presidente. E a defesa do voto em céduma de papel sobe de 23% (em média) para 32% entre os entrevistados que consideram a gestão de Bolsonaro ótima ou boa. Já no grupo que avalia o governo como ruim ou péssimo, apenas 13% defendem a volta do voto em papel.
(*)com informação do Jornal O Globo