A nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, na noite desta quinta-feira (29), mostra a liderança do presidenciável Lula com 50% dos votos válidos, ficando, em segundo lugar, Jair Bolsonaro, 36%, seguido de Ciro (6%) e Simone (5%). Se comparada com o levantamento anterior, a nova pesquisa mostra que Lula e Bolsonaro não tiveram oscilação nas intenções de votos.

A pesquisa, com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09479/2022, ouviu, entre os dias 27 e 29 de setembro, 6.800 pessoas. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os votos válidos são calculados após excluídos brancos e nulos.

PESQUISA ESTIMULADA

O cenário da pesquisa estimulada aponta Lula com 48% das intenções de votos, com crescimento de 1 ponto em relação ao levantamento anterior. O segundo lugar, com 34%, aparece Jair Bolsonaro, que, também, cresceu 1 ponto.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, oscilou um ponto para baixo e é citado por 6% dos eleitores. Simone Tebet (MDB) se mantém com 5% das intenções de votos. A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, tem 1% – mesmo percentual da pesquisa anterior.

O Datafolha mostra, ainda, que Felipe d’Avila (NOVO, Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Entre os entrevistados, 3% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, e outros 2% não souberam ou não quiseram responder.