A mais nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11), revela um retrato atualizado da percepção dos brasileiros sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o levantamento, 33% da população avaliam o governo como ótimo ou bom, representando uma alta em relação à pesquisa de julho, quando o índice era de 29%.
📊 Avaliação do Governo Lula – Datafolha
(Pesquisa realizada em 8 e 9 de setembro com 2.005 pessoas em 113 cidades; margem de erro: ±2 p.p.)
| Avaliação | Julho/2025 | Setembro/2025 |
|---|---|---|
| Ótimo/Bom | 29% | 33% |
| Regular | 29% | 28% |
| Ruim/Péssimo | 40% | 38% |
| Não sabe/Não respondeu | 1% | 2% |
RUIM OU PÉSSIMA
Por outro lado, 38% consideram a gestão ruim ou péssima, número que também apresentou variação, já que em julho era de 40%.
A avaliação regular foi apontada por 28% dos entrevistados, contra 29% no levantamento anterior. Já os que não souberam responder ou não opinaram somam 2%, frente a 1% na pesquisa passada.
O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro, com 2.005 pessoas em 113 municípios de todas as regiões do país.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
MELHORA
Os dados mostram que, embora a reprovação ao governo ainda seja maior do que a aprovação, há uma tendência de melhora na percepção positiva da gestão.
O crescimento de quatro pontos percentuais na avaliação ótima ou boa indica uma recuperação de imagem em relação aos últimos meses.
Ainda assim, os números revelam um cenário de divisão entre aprovação e rejeição, com uma parte significativa da população classificando o governo como regular.
A pesquisa reforça que Lula enfrenta um ambiente político desafiador, em que a aprovação avança, mas ainda convive com altos índices de crítica.
