As pesquisas Datafolha divulgadas nesta sexta-feira (11) mostram que duas mulheres e três homens lideram a disputa pelos governos estaduais em cinco unidades da Federação, entre elas os três maiores colégios eleitorais do País: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 49% das intenções de voto, contra 29% de Fernando Haddad (PT). O levantamento indica que Tarcísio teria 56% dos votos válidos, percentual suficiente para vencer ainda no primeiro turno, além de superar Haddad por 56% a 35% em eventual segundo turno.
Em Minas Gerais, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera com 37%, à frente de Patrus Ananias (PT), com 13%, e Alexandre Kalil (PDT), com 11%. Nos cenários de segundo turno, Cleitinho venceria tanto Patrus quanto Kalil.
No Rio de Janeiro, o ex-prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém a liderança com 49% dos votos válidos, seguido pelo presidente da Alerj, Douglas Ruas (PL), com 28%, permanecendo próximo de uma vitória no primeiro turno.
Entre as mulheres, a governadora Raquel Lyra (PSD) aparece na frente em Pernambuco, com 47%, contra 42% do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB). Pela margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.
No Distrito Federal, a governadora Celina Leão (PP) ampliou a vantagem e chegou a 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecem em empate técnico José Roberto Arruda (PSD), com 17%, e Leandro Grass (PT), com 16%. Celina foi a candidata que mais cresceu entre as pesquisas, avançando dez pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Aqui, você confere os números da nova rodada de pesquisas Datafolha,
LEIA TAMBÉM